A raça Dogue Alemão é conhecida como Apolo dos Cachorros ou dinamarquês. Essa raça é considerada uma das mais altas do mundo. Assim, esses cachorros tornam-se mais alto que um humano adulto ao ficar em pé sobre duas patas.
O Dogue Alemão possui uma personalidade calma, espirituosa, amigável e dócil. Por isso, apesar de ser considerado gigante e capaz de intimidar outros, ele não é é agressivo. Mas se um membro da família estiver em perigo, ele não irá pensar duas em protege-lo com toda a sua devoção e coragem.
Além disso, o Dogue Alemão carrega em seu DNA as raças greyhound irlandês e mastiiff inglês. Estima-se que a data da sua origem seja de 3.000 a.c. Alguns documentos foram encontrados comprovando sua origem na China, tendo ganhado o mundo pela ação dos assírios, que comercializavam cachorros com os romanos e gregos.
Embora tenha sido os alemães que desenvolveram a raça, os créditos ficaram para outro país. Ou seja, na década de 1700, um francês encontrou na Dinamarca uma versão semelhante ao cachorro, dando o nome de grande dinamarquês.
Características
Além disso, o Dogue Alemão apresenta algumas características, cada uma delas com marcas, tonalidades, estampas e cores distintas. Veja:
- Tigrado: a base da cor vai ficando claro ao escuro com listras pretas bem uniformes e definidas.
- Preto: o preto é totalmente acetinado. Podem ter manchas brancas, o que não é considerado dentro do padrão estabelecido para a raça.
- Arlequim: as marcas de pigmentação preta são distribuídas pelo corpo em formas de manchas irregulares. O Merle um pigmento acrescentado sobre uma base predominantes cinza, também é aceito, embora menos desejável para o padrão.
- Dourado: pode ir do claro ao escuro, mas jamais acinzentado, cor de fuligem ou azulado.
- Azul: é um azul aço puro.
- Mantado: a cor preta aparece cobrindo totalmente a extremidade do corpo como se fosse uma manta.
Parceria
O Dogue Alemão é considerado um excelente companheiro da família por ser gentis, paciente, amigável e amante de boas doses de carinho. E ainda que seu tamanho possa intimidar, ele é sem dúvidas o melhor cachorro para se ter. ah, e sua natureza é totalmente dócil e obediente, tornando essa raça extremamente fácil de treinar.
O Dogue Alemão gosta de ter uma ocupação e nunca dispensa um passeio. Vale salientar que os exercícios fazem bem para cachorros de porte grande e também aproximam ainda mais do seu dono, de quem adora estar sempre por perto.
Aliás, a lealdade desse cão o torna bastante protetor de várias situações em que sinta que algum membro da família está em perigo. Além disso, o dogue alemão é um excelente cachorro para crianças, em especial as pequenas, pois é um cachorro orientado e adora conviver com pessoas.
Por isso, essa raça é conhecida por ser digna de confiança, forte e corajosa. Essas características combinam com a sua força e a imponência de seu corpo. O dogue alemão é uma raça que não costuma latir muito. Sua natureza dócil e calma, fazendo desse cachorro um grande companheiro.