A carta de crédito é um documento financeiro que o consorciado recebe no momento da contemplação e permite que ele adquira o bem ou contrate um serviço de acordo com o valor estipulado pelo consórcio. Seja para adquirir um imóvel, um terreno ou uma unidade comercial, bem como para comprar um carro, uma moto ou contratar determinados serviços, o consórcio é uma ótima maneira de realizar um grande sonho.
Quem sonha em conquistar a casa própria, um carro novo ou realizar uma viagem certamente tem o consórcio como uma das maneiras mais acessíveis de atingir esses e outros objetivos. No entanto, ainda é muito comum haver dúvidas em relação a essa modalidade de aquisição de bens. Uma delas é sobre como funciona a carta de crédito.
Se você está pensando em adquirir algum bem ou serviço por meio de um consórcio, mas está um pouco inseguro sobre o seu funcionamento, as suas regras e, principalmente, sobre a carta de crédito, este artigo pode ajudar bastante. A seguir, preparamos um conteúdo completo esclarecendo os principais pontos do funcionamento de um consórcio e da carta de crédito. Continue a leitura e acabe com as suas dúvidas!
O que é carta de crédito?
A carta de crédito consiste em um documento ou título financeiro entregue a um consorciado quando este é contemplado pelo sorteio do consórcio que participa .
Ou seja, a carta de crédito serve para que o consorciado faça a contratação de serviços que ele estava interessado em adquirir quando entrou no consórcio. Logo, pode-se dizer que obter a carta de crédito é o objetivo final de um consorciado dentro do consórcio em que participa.
Como funciona o consórcio?
Para entender como funciona a carta de crédito, é necessário ter uma noção da operação de um consórcio. Este consiste em um grupo de indivíduos ou empresas com interesse na compra de um bem ou serviço, sem que haja urgência nessa aquisição.
Um consórcio é um meio para adquirir vários bens como os exemplos que estão listados abaixo.
- Imóveis
- Terrenos
- Automóveis e outros veículos
- Outros serviços
A administração do grupo é realizada por uma empresa, a consorciada, que viabiliza o consórcio. Para prestar tal serviço, ela exige uma taxa de administração.
Assim, o valor do bem é dividido em parcelas, e o somatório daquelas que são pagas mensalmente pelos consorciados propicia a aquisição desse bem pelos mesmos.
Por outro lado, a cada mês um sorteio contempla um ou mais membros do grupo. Esses contemplados recebem a carta de crédito para a compra à vista do bem.
Os membros também podem oferecer lances, de forma a antecipar prestações: o maior lance ganha a carta de crédito.
Como funciona a carta de crédito?
Mas como funciona a carta de crédito, afinal? Trata-se de um documento que apresenta o valor equivalente ao que o consorciado escolheu na negociação, permitindo que ele adquira o bem na contemplação. Ela representa um “vale-compras”.
Por exemplo: você passa a participar de um consórcio de uma moto no valor de R$ 20 mil. Quando ocorre a contemplação, o direito de comprar a moto que você escolher com esse valor é concedido pela carta de crédito.
No caso de veículos, é importante lembrar que, para que o poder de compra dos consorciados não seja depreciado, o valor da carta está sujeito à variação de acordo com as tabelas estabelecidas pelos fabricantes daqueles bens.
Quando recebo minha carta?
Como já foi falado, o acesso à carta de crédito se dá após a contemplação. Antes de efetuar a compra do bem ou do serviço, a administradora fará uma análise das garantias exigidas.
E como funciona a contemplação? Ela acontece mensalmente, durante as assembleias ordinárias. O consorciado pode ser contemplado a qualquer tempo durante o prazo total do grupo, uma vez que não existe um momento predeterminado para a contemplação.
Consorcio carta de credito e muito mais!
Se você gostou de aprender sobre como funciona Consorcio carta de credito e quer continuar aprendendo sobre o mundo econômico cada vez mais, aproveite para ler um pouco mais sobre este tema em nossos artigos e fique por dentro.