Escondidinho é um prato bastante consumido no Nordeste. E feito com carne de sol ou frango desfiado e coberto com purê de mandioca, é uma deliciosa iguaria que faz muito sucesso nessa região e pelo Brasil.
E para aqueles que não conhecem, o escondidinho possui esse nome por causa da sua carne que fica escondida sob um purê de mandioca ou aipim, como é conhecida no Sul brasileiro e no Rio de Janeiro. De origem africana, o escondidinho também pode ser encontrado no estado de Minas Gerais.
O que algumas pessoas não conhecem é a carne de sol. Ela é uma carne de sal que foi curada no sol para ser consumida a longo prazo. Assim, a carne de charque, nome mais conhecido, começou no século XVII, após a Guerra de Bárbaros. Naquela época tinha grandes mercados produtores de carne de gado, mais precisamente na Bahia, que era onde ficava os mercados consumidores, que consequentemente, criaram o escondidinho de carne de charque ou carne de sol.
Então, a carne de sol é de origem bovina, a qual é também salgada e cortada em pedaços que são conhecidos como mantas.
Bem, conheceu um pouco da história do escondidinho, não é verdade? Que tal aprendermos a fazer essa deliciosa receita?
Ingredientes
· Azeite
· 2 tomates
· 2 cebolas
· 2 dentes de alho
· 1kg de carne seca
· 5 ramos de salsinha
· Sal
· 1kg de mandioca
· 1 xícara de leite
· 1 xícara de queijo coalho
Preparo
Corte toda a carne seca, lave com água corrente e bote os cubos em uma tigela. Em seguida, cubra todos os cubos de carne com xícaras de água fria e deixe na geladeira por cerca de 12 horas. Agora, escorra toda a água e despeje a carne em uma panela de pressão e cubra com água até fechar a panela. Assim que a panela começar a apitar, deixe ferver por cerca de 20 minutos.
Nesse ponto, descasque a cebola e o alho, corte os tomates e lave e corte a salsinha.
Passado o tempo do cozimento da carne, desligue o fogo e espere toda a pressão sair. Reserve ½ xícara da água cozida e coloque a carne para uma tigela. Elimine todo excesso de gordura e desfie os pedaços.
Agora, leve em uma frigideira e quando aquecer tempere com colheres de azeite, junte a cebola, tempere com sal e pimenta do reino e refogue por pelo menos 2 minutos. Acrescente o tomate e o alho e mexa por cerca de 1 minuto. Regue com mais colheres de azeite e acrescente a carne seca.
Aqui, para o purê de mandioca, primeiro, corte-as em 8 fatias. Coloque em uma panela de pressão sem que ultrapasse o nível de 2/3 e leve ao fogo, que pode ser alto. Quando apitar, abaixe e cozinhe por cerca de 10 minutos. Ao abrir a panela, descarte a fibra central e com um amassador de legumes, amasse todos os pedaços. Acrescente o leite e leve a panela. Misture a manteiga e o sal.
A montagem do escondidinho é feita com o preenchimento de 8 porções com carne seca refogada e deve cobrir com o purê de mandioca. Agora, polvilhe com queijo coalho e leve ao forno por 20 minutos para gratinar.
Pronto, pode servir.