in

Métodos para fazer uma melhor harmonia vocal – PARTE UM

O primeiro procedimento

O primeiro lugar para buscar a harmonia é o terceiro intervalo. O terceiro é tão comum e simples de encontrar que geralmente se pode cantá-la espontaneamente e sem muita reflexão. A desvantagem de se ater ao terceiro é que ele provavelmente soará um pouco piroso e previsível.

Entretanto, isso não significa que não seja a escolha perfeita para a segunda voz em certas partes de uma peça musical. Usada em todo o planeta, o terceiro intervalo está a 3 notas de distância da nota cantada pela primeira voz (o vocal principal), e a segunda voz pode cantar uma terceira acima ou uma terceira abaixo do vocal principal.

Outra regra do terceiro é que ele deve ser diatônico, o que significa que ele deve pertencer à chave na qual a música ou peça foi escrita. Assim, dependendo da chave, você estará olhando para um terço maior ou menor, o que parece mais complexo do que realmente é, porque qualquer pessoa com um pouco de habilidade musical será capaz de descobrir o terceiro.

Desde que você conheça a canção e seu parceiro de canto lhe dê as primeiras notas, você provavelmente será capaz de tocar a música em terços sem nenhum problema, porque o terço se move continuamente para cima ou para baixo paralelamente à canção.

O segundo procedimento

O segundo procedimento se sobrepõe um pouco ao terceiro procedimento de intervalo. Na maioria das vezes, você vai cantar o terceiro intervalo, no entanto, enquanto houver grandes saltos na canção, este procedimento se desvia um pouco.

Aqui, a segunda voz é preservada o mais “horizontal” possível, o que pressupõe que você não canta continuamente a terceira, mas ocasionalmente canta um quarto ou quinto intervalo na mesma tecla. A votação para cantar a quarta ou quinta voz dependerá do acorde que você estiver tocando no momento, já que a continuação deste procedimento envolve a escolha de uma nota do acorde.

Se você já tiver um ouvido musical desenvolvido, você poderá ouvi-lo. A virtude de utilizar este procedimento é que ele soa menos monótono do que cantar o número inteiro em terços. Ele também injeta algum espaço e tempo livre na canção.

O terceiro procedimento

Com o terceiro procedimento, a segunda voz se torna ainda mais “horizontal”, o que injeta ainda mais tempo livre na melodia. Este procedimento depende da escolha de uma nota do acorde primário e se afastar o mínimo possível da primeira nota a cada mudança de acorde, para não oferecer saltos gigantescos, por assim dizer.

Com um bom par de ouvidos musicais, você pode chegar bastante longe usando o primeiro e o segundo procedimentos, mas para o terceiro procedimento pode ser necessário um pouco mais de compreensão da teoria dos acordes. Ter um piano ou teclado à mão para experimentar as coisas também é eficaz para ver o que é exequível e encontrar o melhor conjunto de harmonias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra a beleza do instrumento de violoncelo

Métodos para fazer uma melhor harmonia vocal – PARTE DOIS