Essa irritação e vontade de chorar é normal?
Devido as alterações hormonais, a expectativa quanto ao futuro e ao parto provocam diversas sensações entre elas tristezas, ansiedade, raiva ou nervosismo. Isso depende muito da pessoa e como ela vai se comportar com o andamento da gravidez.
Alterações hormonais, mudanças no corpo, desconforto com a gestação, impacto psicológico de se tornar mãe e complexo de culpa podem provocar todos esses sentimentos.
Pergunta 8/10
Você tem oscilações de humor e sente-se emocionalmente instável?
Alteração hormonal é um fator orgânico pois as gestantes produzem mais progesterona e isso afeta o sistema nervoso levando algumas mulheres a se sentirem deprimidas, tristes e com vontade de chorar.
Mudanças no corpo ocorrem principalmente no final da gravidez onde as mulheres veem seus pés inchados, seu peso alterado e acham que nunca voltarão a seu corpo antes da gravidez. Isso é responsável por crises de ansiedades e em algumas mulheres irritação.
Desconforto com a gestação provocam tonturas, inchaço ou problemas com a coluna podem afetar negativamente no seu humor.
Impacto psicológico de se tornar mãe, pois muitas mulheres acham que não estão preparadas ou não estão fazendo o melhor para o bebê.
O estado de irritação ou tristeza durante um fase da gravidez é normal, o que não pode ser considerado normal, é o estado prolongado dessa condição. Não é normal sentir tristeza durante todo o período de gravidez, se isso ocorrer, você pode estar sofrendo de depressão perinatal.
Estima-se que de 10% a 15% das mulheres sofrem com a forma mais acentuada dessa condição. Entendam que sentir tristeza, chorar ou sentir raiva nem sempre serão por causa de depressão perinatal.
Política de Privacidade
Contato