Existe uma enorme polêmica no que diz a respeito à muitas mulheres: se não é loira ou quer se tornar uma loira pelo menos uma vez na vida. Mas, será que essa situação é verdade? E qual é o apelo pelo cabelo loiro?
A ciência tem suas sugestões, e a principal delas acaba sendo muito simples: o apelo do cabelo loiro vem do fato de ele ser muito raro.
Assim, as maiorias das mulheres gostam de se destacar, ser diferentes ou ter aquele famoso “quê” para chamar atenção. Portanto, o antropólogo Peter Frost, da Universidade Laval, relata que o desejo das mulheres para o cabelo loiro, em sua raiz, representa o desejo muito intenso de parecer forte. E como a maioria das mulheres possuem o cabelo preto, o cabelo loiro tem mais destaque.
Na Suécia, onde a grande maioria das mulheres são loiras, muitas delas muitas vezes escurecem seus cabelos. Lá, o diferente mesmo é se tornar ou ser morena. Então, muitas mulheres se questionam se o mais bonito é ser morena. Contudo, pesquisas mostram que os homens da Suécia preferem mulheres morenas.
Na América Latina, isso é diferente. Isso porque as morenas de lá são maioria, pois existem muitas mulheres que ainda preferem tingir o cabelo de loiro.
Estudos indicam que o desejo muito grande de ser loira é conduzido através da história evolutiva. Assim, os seres humanos mais modernos são da África. E mesmo após toda imigração para a Europa, há 3.500 anos, as pessoas tinham somente cabelos pretos. Então, em algum momento, o Gene MC1R da cor do cabelo, desenvolveu diferentes variações com uma diversidade de cores, incluindo o loiro, marrom e vermelho.
Acredita-se também que a cor dos olhos, controlada por vários genes, também tenha sido diversificado ao mesmo tempo.
E assim uma pergunta muito frequente é: por que as pessoas começam a ficar loiras e ter olhos mais claros? Algumas respostas surgem do fato de os cabelos e olhos claros ajudarem as pessoas a adquirir mais vitamina D em um ambiente de alta latitude. Enquanto outra teoria afirma que a escassez de alimentos e homens levou a diferenciação das mulheres em si.
Na última Era do Gelo, por exemplo, os homens tinham que viajar para longe através da tundra para achar comida. Isso fez com que as maiores taxas de mortalidade para homens, com uma maior chance de poligamia, porque era impossível manter mais de uma família com a falta de alimentos.
As mulheres, então, tiveram que se tornar muito mais competitiva para ganhar mais a atenção masculina. E um marido (provedor da família) em termos evolutivos, a seleção sexual levou a cores novas dos cabelos e olhos. Além disso, as mulheres com os olhos diferentes e cabelos brilhantes eram bastante atraentes e apelativas.
Já os homens não passaram por essa pressão, o que pode explicar porque as mulheres nascem com o cabelo loiro, e porque leva ainda mais tempo para esse cabelo loiro escurecer. Além disso, no desejo de se destacar, ser loira também representava uma tentativa de parecer mais jovial nas mulheres.