in

Saiba o que é Cardiopatia Canina

Sabia que problemas cardíacos são muito comuns em pets? Ele pode ser desenvolvido ao longo da idade, obesidade ou até mesmo de forma congênita. Agora, através desse artigo, iremos fazer um resumo do que é a Cardiopatia Canina.

A cardiopatia é uma palavra que classifica a doença no coração. Algumas cardiopatias são mais graves e outras nem tanto. Algumas acometem em animais de grande porte, outras são mais comuns em cachorros ou gatos pequenos. Ah, saiba que nem toda doença do coração é igual.

A Degeneração da Valva Mitral, conhecida como cardiopatia, é muito comum em raças pequenas e em cachorros mais velhos. Além disso, a Degeneração da Valva é responsável por deixar o sangue dos pets passe do átrio para o ventrículo. Ao bombear o sangue para o coração, essa válvula se fecha, impedindo o sangue de retornar para o átrio.

Porém, quando ocorre a degeneração, ela não se fecha por completo, fazendo com que um pouco de sangue volte para o átrio. Por isso, menos sangue é bombeado para o corpo e como forma de recompensar, o coração batalha muito e mais vezes de forma mais intensa, podendo causar insuficiência cardíaca.

Sintomas da Cardiopatia Canina

É importante entender que alguns sintomas podem demorar a aparecer em alguns casos, pois só se manifestam quando a doença está em um quadro avançado. A cardiopatia apresenta em alguns casos crises que aparentemente parecem ser faltar de ar, especialmente na parte da noite.

Assim, quando seu cachorro apresentar alguns sintomas, como tosse, cansaço rápido, falta de apetite e desmaios, é importante levar imediatamente seu amiguinho ao médico veterinário para que ele possa fazer uma análise mais detalhada e precisa através de exames.

O diagnóstico da doença é realizado pelo Eletrocardiograma que traz importantes informações sobre o grau da degradação e suas consequências para o coração.

Qual é o tipo de tratamento?

Infelizmente, não existe cura para a degeneração da valva, mas não se assuste. Existem alguns medicamentos que controlam os sintomas, melhoram o funcionamento do coração e permite que seu pet tenha uma vida normal.

Existe prevenção para cardiopatia?

Muita gente pergunta sobre esse tema. Contudo, a resposta é não. Doenças que atingem o coração por questões genéticas ou devido à idade, não há nada que os tutores possam fazer para evita-las. Por isso é tão importante levar seu pet para realizar exames frequentes. Assim, você pode descobrir doenças logo do início.

E se você tem um pet cardiopata, o melhor a fazer é não se desesperar. Muitas vezes quando descobrimos a doença logo do início, ela não vai progredir. Já o cão que possui a doença em estado avançado, as recomendações básicas para a maioria das condições são: não deixe seu pet fazer exercícios intensos.

O tutor também deve ficar sempre atento a respiração do seu pet, principalmente enquanto ele está dormindo. Caso note que ele está com tosse, engasgando-se ou com dificuldade para respirar, corra para o médico veterinário.

Fabricio

Por Fabricio

Engenheiro Eletricista de formação, que se interessou pelo marketing digital e hoje vive exclusivamente disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba o que é Dirofilariose e como tratar 

Saiba o que é Dirofilariose e como tratar 

Saiba o que fazer quando seu cachorro estiver com febre

Saiba o que fazer quando seu cachorro estiver com febre