A Dirofilariose, causada pelo parasita Dirofilaria Immitis, é também conhecida também como verme do coração. Essa doença é transmitida através de mosquitos, que se instalam no lado direito do coração dos pets. Ah, raposas e lobos também são algumas vítimas dessa doença. E em casos raros, ela pode atacar até humanos.
Contudo, os cachorros são os hospedeiros preferidos da dirofilariose.
A dirofilariose por se alojar em um dos órgãos mais importantes do corpo do cachorro, em muitos casos se torna grave e pode levar à morte. Sua ação provoca problemas cardíacos e anda por todo o organismo do pet. Como resultado, aparecem doenças severas nos pulmões e em outros órgãos.
Bem, acompanhe esse artigo para que você entenda da melhor forma essa doença.
Os sintomas
A doença demora para apresentar os sintomas. Ou seja, depois de 7 a 9 meses da picada do mosquito, é possível constatar o parasita, deixando a infecção ainda mais grave. Mas para que você consiga saber melhor o que acontece no corpo do cachorro, é necessário entender o ciclo de vida das microfilárias.
Começa assim: com a picada do mosquito que carrega a microfilárias, caem na circulação sanguínea até chegar ao coração, onde se instala do lado direto. Por isso a doença é conhecida como “verme do coração”.
Lá, elas terminam de se desenvolver até chegar à vida adulta, o que acontece depois de 6 meses de instaladas. Isso porque as microfilárias atingem a forma madura entre 7 e 9 meses após a picada. É por isso, que ela não apresenta sintomas no período. Somente pode ocorrer alguns sintomas leve, como por exemplo, uma tosse.
Em seguida, a fase sintomática começa quando elas crescem e se tornam maduras. A presença física dos parasitas no coração impede a circulação de sangue no organismo, causando intolerância ao exercício, tosse, mucosas na gengiva e no interior das pálpebras e ainda deixa a urina com a cor escura. E como essa doença afeta totalmente o animal, isso faz com que impeça o sangue de circular na presença dos vermes, por isso que quanto maior a infestação e maior for a lava, mais preocupante o quadro se torna.
Qual o diagnóstico para dirofilariose?
Ela pode ser diagnosticada por uma série de testes. Aliás, em algumas vezes até um exame de sangue consegue detectar a doença. No entanto, o período da doença pode ser difícil de diagnosticar e entender.
Além do exame de sangue, pode ser realizados exames clínicos com ajuda de raio x do tórax e um ecocardiograma.
Um dos testes capazes de identificar a doença é o de antígenos, que é um exame sorológico que identifica a presença através de amostras de sangue. Já a pesquisa de microfiliárias é um método para identificar o verme. Basicamente, a pesquisa consiste na análise da amostra sanguínea por um microscópio.
Como fazer o tratamento
O tratamento é recomendado por meio de um médico veterinário e vai depender da gravidade, isto é, da quantidade de larvas, do quanto está o coração comprometido e do tamanho da larva. Se a infestação não for muito grande, pode ser recomendado um tratamento para matar os indivíduos adultos que estão na corrente sanguínea.