Ao observar seu cachorro tremendo, sem energia, com o nariz úmido e gelado e as orelhas em brasa, pode ter certeza que esses são indícios de que seu cachorro está com febre.
Além disso, a temperatura normal do cachorro é de 38ºC a 39,2ºC. Assim, basta subir um pouquinho para indicar que o organismo do pet está tentando combater uma inflamação ou infecção que pode ser causada por alguns fatores. Por isso, é preciso estar de olho, pois se a febre sobe e atinge 41º, os órgãos podem ser prejudicados.
Bem, a seguir, iremos listar o que você precisa saber para ajudar seu pet nessa situação.
Como saber se meu cachorro está com febre
Essa questão pode parecer complicada sem termômetro, mas há alguns sinais que você pode observar no seu bichinho de estimação. Por exemplo: é possível saber quando o cachorro está com febre caso ele apresente letargia, focinho quente e seco, tremedeiras, vômito, olhos vermelhos, tosse, orelhas quentes, falta de energia, perda de apetite, desanimo, cansaço e diarreia.
Porém, também é necessário prestar atenção a qualquer mudança de comportamento e outros sintomas. Assim, e o pet está com febre, essas informações citadas acima podem ajudar o médico veterinário a descobrir mais rápido o que está causando essa febre e conduzir o animalzinho ao tratamento mais correto.
Como devo medir a temperatura do cachorro?
Embora os sinais já demostrem que tem de errado com ele, é preciso ter certeza e verificar a gravidade da situação. Logo, é preciso medir a temperatura do pet. Essa atitude pode ser um pouco desconfortável, já que o termômetro é usado na orelha ou no ânus. Uma recomendação é usar os modelos digitais que são mais práticos.
Assim, para medir a temperatura do cachorro com o termômetro retal é necessário antes lubrificar o termômetro e depois, introduzir cuidadosamente no ânus do amiguinho.
Atenção: tire o termômetro assim que passar o tempo recomendado pelo fabricante.
A medição da temperatura do cachorro com termômetro auricular é inserir o aparelho no canal auditivo e esperar. Dessa forma, a temperatura é medida pelas ondas de calor infravermelho emitidas na região do tímpano.
Quando levar o meu cachorro ao médico veterinário
O sinal de emergência soa quando o cão está com a temperatura de 39,4ºC ou mais. Nessas condições, o cão deve ser levado a uma clínica veterinária para ser examinado o mais rápido possível, a fim de não apenas de tratar a causa, mas também de evitar que órgãos internos sejam danificados.
Contudo, quando o cachorro está com febre alta, muita gente, na dúvida, acaba dando dipirona e ibuprofeno. Porém, a forma mais indicada é procurar o veterinário de confiança.
Outro remédio indicado é água gelada. Ela serve como boa alterativa para baixar a febre do cão. Assim, basta mergulhar uma toalha na água gelada, espremendo bem e passar ao redor da orelha e da pata do cachorro que está com febre. Além disso, o tutor deve monitorar o cachorro o tempo todo.