Não há mais nada emocionante do que ver o seu pet gerando uma nova vida, não é verdade? E quando os tutores descobrem que a sua cadela está gravida esperam ansiosamente pela chegada dos filhotes.
No entanto, sabemos que decidir por uma gestação canina não é algo fácil. Antes de tudo, o tutor deve pensar bem qual será o destino dos filhotes que vão nascer. É muito importante saber se você terá tempo suficiente e recursos para cuidar dos novos amiguinhos caso eles fiquem em sua casa ou mesmo se eles serão criados por você ou se serão doados.
E para descobrir se a cachorra está grávida, apenas o médico veterinário faz o diagnóstico preciso e com 100% de certeza. São feitos diversos exames que identificam a gravidez da cachorrinha. Primeiro, o veterinário realiza a palpação, exame esse feito no momento em que os filhotes têm tamanho igual ao da bolinha de gude.
O médico veterinário também faz um ultrassom para verificar a gestação da cadela. Além disso, verifica quantos filhotes está na barriga da mãe e se é possível escutar seus corações.
Há também aqueles testes de gravidez canina, que tem um mecanismo muito parecido ao usado por mulheres, ou seja, com uma linha significando o resultado negativo e duas linhas significando o positivo. Esses testes também são feitos em uma clínica veterinária, porque a amostra usada para descobrir a gestação não é de urina, mas sim de sangue.
Tempo da gestação canina
A gestação da cachorra pode durar entre 58 e 68 dias. No começo, o filhote é apenas um óvulo. Porém, seu desenvolvimento é rápido e no 25º dia seus órgãos já se encontram quase todos formados.
Como é a gestação de cachorro?
A gestação canina é considerada muito delicada e a cadela pode mostrar alguns sinais de estresse. Assim, os tutores devem focar todos os cuidados na mamãe. Ou seja, a cadela precisa se manter saudável, alimentada e muito bem cuidada, já que é do corpo dela que os bebês retiram todos os nutrientes.
Dessa forma, o aspecto muito importante é o da alimentação. E embora a cadela tenha um aumento de apetite por causa da gestação, não é recomendado aumentar a quantidade de ração no primeiro mês. Isso pode deixar a cadela obesa. Já a partir do segundo mês, é recomendado aumentar um pouco a quantidade de alimento. Por isso, sempre é bom que o tutor compre uma ração especial, que atenda as necessidades nutricionais da nova mamãe.
Uma dica muito importante é a preparação do parto. Ou seja, a cadela precisará de um lugar quentinho e seguro para esse momento.
Dicas na antes e durante o parto
Finalmente chegou o momento maravilhoso. E se você quer presenciar o parto, preste muito atenção na temperatura corporal da sua cachorra. Um dia antes, a temperatura deve baixar dos 37-38º C para 36-37º C. Além disso, é preciso preparar um kit com toalhas de banho, toalhas de papel e um termômetro.
Além disso, durante o parto nunca empurre ou aperte a barriga da cadela e, muito menos, tente puxar os filhotes caso ache que eles estão presos.