Muitos tutores não sabem como desembaraçar o pelo do cachorro. Afinal de contas, o pelo é o cartão de visitas deles. E nada como ter um pelo limpo, desembaraçado e bastante cheiroso. A tarefa auxilia não só na estética, mas sim a saúde do pelo e da pele, além de prevenir problemas de saúde deles.
Portanto, aprender como desembaraçar o pelo de cachorro nem sempre é uma missão fácil, pois envolve algumas técnicas. É por isso que através desse artigo vamos disponibilizar as principais dicas para te ajudar nessa situação.
Não existe no mundo apenas uma raça, e também não há apenas um tipo de pelo. Mas a questão sempre será a mesma: entender as necessidades do seu cachorro e saber cuidar dele. E isso inclui apenas como desembaraçar o pelo. Para isso, o primeiro passo é escolher a ferramenta adequada.
Para os pelos médios e curtos, as ferramentas essenciais são escovas com cerdas não muito finas, parecidas com as escovas dos humanos. E como os pelos curtos geralmente são mais difíceis de pentear, as certas precisam ser mais próximas umas das outras para ajudar na tarefa de alinhar os fios.
Já para os pelos mais longos, a escova de pino com dentes maiores e com uma distância razoável entre eles, é ideal. Seu formato facilita mais ainda a escovação e distribui melhor os óleos naturais da pelugem do cachorro.
Atenção: sempre opte por materiais que não agridem o couro cabeludo do seu cachorro na hora de desembaraçar, como as escovas de cerdas mais macias.
Dicas para desembaraçar
Uma das principais dúvidas na hora de aprender como desembaraçar o pelo do cachorro é saber dar banho para penteá-lo. Assim, a tarefa de escovar o cachorro deve ter uma frequência maior do que o banho.
Além disso, algumas dicas facilitam a vida dos tutores na hora de desembaraçar o pelo do seu cachorro.
- Frequência: como desembaraçar o pelo do cachorro varia de acordo com cada porte e suas características, é preciso primeiro consultar um veterinário para saber qual a frequência correta. Essa frequência pode variar de uma vez por semana ou até três vezes por semana. Mas tudo isso dependerá das necessidades do cachorro.
- Limpeza: a limpeza é uma necessidade para distribuir óleos naturais através da pelugem. Quando o pelo possui uma maior extensão. Assim, a oleosidade se acumula no couro cabeludo do cachorro, aglomerando sujeiras, insetos, entre outros.
- Atenção: outra dica importante para desembaraçar o pelo de cachorro é ver se há algo fora do comum na pele, como algum tipo de dermatite. O tutor deve identificar sinais estranhos com rapidez para prevenir problemas de saúde e garantir o bem-estar do seu animal.
- Falta de tempo: para aqueles tutores que não tem tempo de desembaraçar o pelo do cachorro, existem lugares que oferecem soluções. Porém, é importante pedir indicações e frequentar locais de confiança.