Certamente, alguma vez, você deve ter ouvido falar que chocolate faz bastante mal para os pets, não é verdade? Mas será que você sabe o motivo real desse doce tão saboroso para nós ser tão perigoso para nossos bichinhos?
Bem, na época de Páscoa, é bastante comum os donos de pets darem chocolate aos seus animaizinhos. Ou mesmo encontrar os pets “ladrãozinho” que se aproveitam do momento de distração para pegar um pedaço de chocolate.
Bem, através desse artigo iremos mostrar quais são os perigos do chocolate e porque ele faz tanto mal para nossos amiguinhos. Vem com a gente!
O organismo dos humanos e animais trabalham de forma completamente diferentes. Sendo assim, alguns alimentos são totalmente inofensivos para nós e bastante perigosos para eles. A teobromina é o verdadeiro vilão dessa história, pois ela não metaboliza pelo organismo dos animais, isto é, essa substância não se quebra. Isso faz com que se acumule no corpo do animal dificultando e muito sua eliminação.
E a teobromina é parente da cafeína, que em grandes quantidades afeta o coração e o cérebro, podendo causando até convulsão, tremores, taquicardias e leva o nosso animalzinho à morte. E para piorar ainda mais esse quadro, além de não ser absorvido pelo organismo do bichinho, a Teobromina tem uma meia-vida de 17 horas, ou seja, a substância fica agindo no sangue do animal por cerca de 6 dias.
Outros perigos que o chocolate causa no organismo dos pets são: diarreias, vômitos, ingestão de água, o pet urina mais e agitação excessiva. Esses são os principais sintomas que aparecem no logo no primeiro momento da intoxicação. Em seguida, o animal apresenta sintomas ainda mais graves.
Ainda é importante lembrar que essas reações citadas acima dependem e muito da quantidade e do tipo de chocolate que o pet ingeriu e do seu tamanho. Se você não sabe, o chocolate branco não possui cacau na sua composição. Já os chocolates meio amargos possuem uma concentração maior desse produto.
MAS ATENÇÃO: o chocolate branco também não é permitido para os pets. Esse alimento tem uma grande quantidade de gordura e faz muito mal à saúde do animal. O pet será intoxicado, havendo diarreias e vômitos. Então, em hipótese alguma, dê chocolate ao seu animalzinho.
Além disso, como todos nós sabemos, nossos cachorros e gatos são conhecidos como anjos de patas e que adoram “pular” algumas regras, ainda mais tratando de alimento cheiroso quanto o chocolate.
Por isso, é muito comum depararmos com “roubos”, principalmente na época de páscoa. Caso isso aconteça, o mais indicado é levar o pet imediatamente ao veterinário e, principalmente se ele apresentar os sintomas que expomos no decorrer desse artigo.
E caso você deseje dar um mimo ao seu pet, saiba que existem chocolates feitos especialmente para eles.
Mas lembre-se: mesmo sendo um produto feito para eles, nunca abuse da quantidade.